É um assunto que merece destaque hoje em dia. Afinal de contas, todo mundo está se ligando em rede. Mas o que precisa se ter em mente é o contexto em que cada um está se inserindo. Um usuário domestico que está simplesmente se ligando á internet não pode se preocupar com riscos absurdos como o de, por exemplo alguém invadir o seu computador e roubar o arquivo da sua declaração de imposto de renda. Esse riso é probabilisticamente, nulo.
Os problemas
O que pode comprometer os dados armazenados são os danos físicos e danos lógicos. O primeiro se refere ao meio aonde os dados estão gravados. Ex: Se você, acidentalmente puser fogo em um CD, certamente perderá dados.
Dano lógico é aquele que compromete o dado sem comprometer o meio. Ex: Se você apaga, acidentalmente uma planilha sua em um disquete, você causa um dano logico ao conjunto de planilhas que você utilizava. Podemos então definir dano lógico como a deleção de todo ou parte dos dados que interessam, sem danificar o meio.
Existem diversas formas de causar essa deleção. Porém estas formas estão em dois grupos: Assistida e Remota. A forma assistida trata de pessoas que de má fé ou não, usam comandos e atuam diretamente no meio logico por intermédio de um computador para provocar o dano. A forma remota é aquela na qual se faz necessário a ação direta dessa pessoa. Em geral, usam-se artifícios de desenvolvimento a fim de preparar intencionalmente ou não uma armadilha para gerar o dano. Ex: Vírus de computador.
O dano lógico é causado unica e simplesmente pelo mesmo motivo de dano físico: a falta de responsabilidade.
As Soluções
Mais do que uma simples questão de adquirir programas de bloqueio, geradores de senha, protetores contra intrusos e etc., existe a questão de que o usuário é o único responsável pelo bem-estar do sistema. Ele é obrigado a se proteger, não comprando softwares para esse fim, mais definindo metodologias simples de, por exemplo, somente acessar um disquete depois de passar Antivirus no mesmo.
Conclusão
Nunca poderemos chegar ao ponto de dizer que estamos totalmente seguros. O erro é humano, e as vezes pode compromete temporariamente a segurança do sistema.
fonte: Clube Hardware
autor: Alberto Cozer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário